Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Originalidade:

Ao  publicar um  artigo científico o(s) autor(es) declaram que o trabalho é original não tendo sido previamente publicado em nenhum outro periódico ou livro físico ou digital devendo em caso contrário apresentar a ressalva com as respectivas informações da publicação.

Política de avaliação 

Cada artigo submetido ao jornal  será avaliado no mínimo por dois membros do Conselho cientifico da revista ou ou consultores ad hoc às cegas. Caso tenha pareceres conflitantes, a editora chefe encaminhará a um terceiro avaliador que deverá analisar sobre a propriedade ou não da publicação do artigo.  Após estas analises o editor  encaminhará para os autores as alterações sugeridas pelos avaliadores.  A critério da Comissão Editorial, poderão ser publicados artigos relevantes e obras clássicas de divulgação nacional e internacional, de acordo com as regras relativas a direito autoral. Os artigos são avaliados considerando os seguintes itens: 1) autenticidade; 2)  a estrutura do trabalho ( introdução, referencial teórico e conclusão), 3)  base conceitual satisfat´ória, adequação entre os objetivos, metodologia utilizada e conclusão do trabalho, 4)  adequação das referências utilizadas e se todas as fontes citadas no texto estão na bibliografia, 5) se o texto está de acordo com as normas de publicação, 6) Se existe necessidade de uma revisão ortográfica e gramatical, 7) o avaliador a partir das considerações anteriores emite a avaliação final do texto em: favorável à publicação/desfavorável à publicação ou favorável à publicação desde que faça as alterações sugeridas.

 Cessão de direitos autorais:

O(s) autor(es) devem ceder a cessão dos direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará o seu conteúdo gratuitamente através do portal, sem porém, ceder à nenhuma outra revista ou editora o material para publicação salvo mediante prévia anuência do autor. 

Registro dos autores no ORCID

Todos os autores que submeterem os artigos no Jornal Eletrônico das FIVJ devem se registrar no ORCID que é um identificador digital único, gratuito e persistente, que distingue um pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico.  Os autores devem acessar www.orcid.org e se cadastrar. 

 Política de privacidade:

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Política de Recepção e publicação

O Jornal Eletrônico adota  o sistema de submissão em fluxo contínuo e poderão ser submetidos tanto artigos de  autores da instituição quanto de ex alunos. De um modo geral a publicação do manuscrito obedece à seguinte ordem cronológica: avaliado pelo editor de seção, avaliadores externos e autores para possíveis correções e publicação. O tempo em média deste processo varia entre dois à seis meses. 

Normas para submissão de artigos:

-1) Elementos pré-textuais:    título do artigo, subtítulo se houver, resumo do artigo em português (máximo 150 palavras),e palavras-chave em português (mínimo de 3 máximo de 5).

2) Elementos textuais: introdução, desenvolvimento e conclusão.

3)  Elementos pós-textuais: referências.

4)  Formatação do texto: Fonte arial, tamanho 12, papel tamanho A-4, espaço interlinear de 1,5 cm, todas as margens com 2,5 cm, com no mínimo 12  e no máximo  20 laudas.  As  citações indicadas no texto devem ser apresentadas seguindo a norma da ABNT NBR 10520/2002, pelo  sistema autor-data. Citações diretas de até três linhas devem permanecer no corpo do texto e estar contidas entre aspas duplas. As citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, sem as aspas e com fonte tamanho 11, fazendo referências ao autor com ano e número da página da publicação entre parênteses em caixa alta. Citações indiretas devem ser indicadas com autor-data.   Todos os autores citados no texto deverão estar listados nas  Referências no final do texto.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.