A INFLUÊNCIA ECONÔMICA NO SISTEMA ELEITORAL, SISTEMAS DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA E A EFETIVA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA.

Auteurs-es

  • Hugo de Oliveira Dede
  • Scarlet Pires Thome da Motta Ribeiro Santos
  • Ulisses Neto Ferreira
  • Lais Lacerda Braga

Mots-clés :

CORRUPÇÃO, FINANCIAMENTO DE CAMPANHA PRIVADO

Résumé

Este trabalho objetiva demonstrar a significativa influência que o poder econômico privado exerce sobre o sistema eleitoral e político brasileiro. Por meio do uso das doações privadas de campanha, que promovem uma disputa desigual entre os pleitos de eleição, geram dívidas de interesses entre os candidatos eleitos e as empresas financiadoras e corrupção, na forma de troca de favores e caixa dois. Além disso, o artigo visa demonstrar a eficácia do financiamento público, particular, e do controle de gastos nas eleições, como formas de promover uma campanha mais equitativa e ética. Para tal exposição, serão usados os teóricos Karl Marx, os trabalhos de promoção de ética e combate à corrupção do Instituto Ethos, e da Transparency International, o artigo de Leandro Dias (formado em história pela UFF), bem como os comentários do presidente da OAB do Rio de Janeiro, Sérgio Fisher, em suma.

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Publié-e

2019-02-13

Comment citer

Dede, H. de O., Santos, S. P. T. da M. R., Ferreira, U. N., & Braga, L. L. (2019). A INFLUÊNCIA ECONÔMICA NO SISTEMA ELEITORAL, SISTEMAS DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA E A EFETIVA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA. Jornal Eletrônico Faculdades Integradas Vianna Júnior, 6(1), 11. Consulté à l’adresse https://www.jornaleletronicofivj.com.br/jefvj/article/view/425